Frei Bento Domingues, o.p.

 

Jesus Cristo num hospital

 

 

Jesus Cristo, cansado do tédio do Paraíso, onde tem pouco que fazer, resolveu voltar à terra. Optou pelo Hospital de S. Francisco Xavier...

Público, Lisboa, 2 de Maio de 2010

1. É um conto exemplar. Muito breve. Chamar-lhe conto até pode ser excessivo, mas merece ser reencaminhado. Começa assim: Jesus Cristo, cansado do tédio do Paraíso, onde tem pouco que fazer, resolveu voltar à terra. Optou pelo Hospital de S. Francisco Xavier, onde viu um médico a trabalhar há muitas horas e a morrer de cansaço. Para não atrair as atenções, decidiu ir vestido de médico. Entrou de bata, passando pela fila de pacientes no corredor, até atingir o gabinete do médico. Os pacientes viram e comentaram: Olha, vai mudar o turno...

Jesus Cristo entrou na sala e disse ao médico que podia sair, dado que ele mesmo iria assegurar o serviço. E, muito decidido, gritou: O próximo! Entrou no gabinete um homem paraplégico que se deslocava numa cadeira de rodas. Jesus levantou-se, olhou bem para o homem e, com a palma da mão direita sobre a sua cabeça, disse: Levanta-te e anda!

O paraplégico levantou-se, andou e saiu do gabinete empurrando a cadeira de rodas. Quando chegou ao corredor, o primeiro da fila perguntou: Que tal é o médico novo? Ele respondeu: Igualzinho aos outros... nem exames, nem análises, nem medicamentos... Nada! Só querem despachar...

2. Já viajei, por razões de trabalho, bastante mais pelo país e pelo mundo do que agora, mas não perdi o gosto de os conhecer cada vez melhor. O prazer maior das viagens não é só a descoberta dos mundos que ignoramos, mas sobretudo o encontro com as suas fontes de identidade e de renovação. Estive em vários países em guerra. Vi muita miséria e destruição. No entanto, o que sempre mais me ocupou não foram as dimensões da desgraça, mas as iniciativas para se poder voltar a viver com esperança.

O que mais desejo encontrar nos meios de comunicação – talvez como toda a gente – são revelações do que está a acontecer, em todos os aspectos, no país e no mundo. Devem saber ver e dar a ver, trazendo alguma luz ao quotidiano. Como, neste aspecto, era muito raro ter sorte, tornei-me absentista, procurando outros meios de informação. Julgo que os infindáveis telejornais, tecidos do princípio ao fim quase só por desgraças, ao não servirem, com competência a verdade e a liberdade de informação, acabam por se tornarem agentes de depressão colectiva. Matam de tal modo a sensibilidade dos telespectadores que, como diz o Evangelho, já nada os consegue espantar, nem mesmo a “ressurreição de um morto” (Lc 16, 19-31).

A primeira religião que conheci era uma mistura de catolicismo azedo e de superstições locais. Existia para meter medo. Toda a gente sabia histórias terríveis de aparições medonhas de figuras do mal. Tinha de ir mais gente para o inferno do que para o céu. No Norte, chamavam aos pregadores dessa religião, os “padres da vinagreira”. Hoje, de certo modo, a “religião” dos telejornais e dos seus sacerdotes também parece que só está interessada em mandar o país para o inferno. Mesmo quando há sinais de que é possível enfrentar as enormes dificuldades com que o país se debate, insiste-se em mostrar que não há saída.

Em sentido muito próximo, mas num panorama mais vasto e englobante, Mário Soares (DN, 27.04.2010) publicou um notável artigo, onde também achou fastidiosas e inúteis as comissões parlamentares de inquérito que têm sido transmitidas em directo pela televisão. Em vez de prestigiarem o Parlamento, como é importante que aconteça – como centro da vida democrática que deve ser – estão a desprestigiá-lo. A sanha persecutória dos deputados-inquisidores não é diferente da guerrilha partidária desbocada e interminável. Revestindo aspectos pessoais desagradáveis, cria enfado nos que a seguem, não permite que se debatam os problemas que afligem os portugueses e só desviam as atenções.

3. O Padre Timothy Radcliffe, ex-Mestre Geral da Ordem Dominicana, o homem do diálogo ecuménico entre as Igrejas cristãs, do diálogo inter-cultural e inter-religioso, um dos grandes promotores do diálogo no interior da Igreja católica, não esconde a onda de raiva e de desgosto que as revelações de abusos sexuais, por padres, têm provocado. Confessa que recebeu e-mails de pessoas de toda a Europa a perguntar como é que elas ainda podem permanecer na Igreja. Como ficar?

Num texto muito pertinente (The Tablet, 10.04.2010) que, aliás, já circula na Internet em tradução*, explica as razões porque rejeita os apelos ao abandono da Igreja depois dos escândalos eclesiásticos. Não procura encobrir, não desculpa, mas ajuda a entender a história da Igreja, desde os começos, e como se pode e deve trabalhar na sua renovação.

Hans Küng, sem dúvida um dos mais conhecidos e famosos teólogos do Vaticano II ainda vivos, com uma imensa obra de investigação e divulgação, companheiro do Papa na Universidade de Tubinga, não se contenta com criticar o percurso dos últimos Papas e da Cúria romana. Acaba de fazer propostas muito concretas para a preparação de um novo concílio. O texto circula em várias línguas. Há tradução em português da “Carta Aberta aos Bispos de todo o Mundo” (Publico2, 24.04.2010).

Nem todos, na sociedade e na Igreja, têm a atitude do paraplégico curado por Jesus Cristo.

 

* Timothy Radcliffe : Ficar ou sair da Igreja

Página principal - Mapa - ISTA - Bento Domingues - Naturalismo - Jardins - Teatro - Letras - Viagens
.