www.triplov.com
ERNESTO DE SOUSA
33 Folhas: Héliotrope

HÉLIOTROPE. Em português, girassol ou heliotrópio (flor); ou heliotrópia (pedra preciosa). Heliotrópio ou heliotrópia é planta e pedra, masculino e feminino; a sua natureza dinâmica consiste na atracção pelo sol; simboliza a constância no amor e garante a "boa reputação". Convém aos indígenas da Virgem... O girassol é o princípio circular e espiralóide (lua e água) metamorfoseado em sol; é mulher e anarquia, que preludiam à desordem iniciática necessária e se cristalizam depois em restauração da ordem cósmica (plenitude). O Carnaval, as orgias dionisíacas, são outras tantas manifestações do plano lunar ao plano solar. Metamorfose e crise pertencem à mesma família de semantemas.

A lua e a água são princípios de fecundidade. Mas o sol é alimento e ligação ao todo. Certos índios da Colômbia dirigem-se assim ao girassol:

Informo-te, girassol, que tenciono comer-te. Podes sempre ajudar-me a crescer de tal maneira que me seja dado atingir o cume das mais altas montanhas, e que nunca seja desirmanado. Suplico-te, girassol! Tu, que és o maior de todos os mistérios!

(Adiante falaríamos do significado da palavra mistério. Pertence à família semântica de necessidade. Os homens partem da necessidade para a liberdade: é assim que o mistério se metamorfoseia em altura e plenitude).

A desordem é o exorcismo da ordem, se... lhe descobrirmos uma significação. A perca dos escrúpulos é uma des-semantização dos nossos actos anteriores (um "descomprometimento"). Exige a instauração de uma nova linguagem, de um novo código. Metamorfose em girassol.

Gostaria também de falar da ÁGUA. A água é o sustento da criação, é fons e origo, "reservatório de todas as possibilidades de existência." A criação é uma ilha. O dilúvio é a volta ao pré-formal, ao caos. Até que nasçam novas ilhas, novas plantas ainda misteriosas. Girassóis. Que depois serão digeridos, para se atingir os mais altos cumes. Assim a água (a mulher) é morte e re-nascença. E a mulher metamorfoseada em homem? É ainda a mulher (diferente do homem e igual ao homem): a plenitude. O Baptismo, o Dilúvio, é a lavagem dos pecados, a purificação que precede a nova vida autónoma.

E.S.

Obras de Ernesto de Sousa. Ao centro, a colagem de fotos em que está presente faz parte da "Alternativa Zero". O postal com a foto de uma escultura dionisíaca, "Keep in touch", pertence à exposição "Mon corps c'est ton corps".