JOSÉ GEMA
Urban shades, com apresentação de Sílvia Câmara
 
 
 

José Manuel Gema . Nasceu em Lisboa, em Março de 1953. Frequentou o curso de Gestão e Administração Pública no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas sendo, actualmente, licenciando em Sociologia no ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa.

Desempenha as funções de Projectista Especialista na Câmara Municipal de Lisboa, local onde trabalha.

Desenvolvendo actividades em áreas diversas – é Presidente da Direcção da Associação Pró-Infância da Mouraria (IPSS) e membro do Conselho Fiscal da Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa – tem no campo cultural, nomeadamente na arte fotográfica e na poesia, a sua maior produção.

Ao longo dos anos já participou em dezenas de exposições colectivas e expôs individualmente no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Palácio dos Coruchéus, Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, Centro de Documentação do Edifício Central da Câmara Municipal de Lisboa e Auditório Municipal de Vila Viçosa (Cine-Teatro Florbela Espanca). Tem promovido e ministrado várias acções formativas de fotografia / imagem e expositivas, de que se destaca Fotógrafos Dinamarqueses na extinta Galeria Nova Opinião (1984), cujo conselho artístico integrou.

Nos 4ºs Encontros de Fotografia de Coimbra apresentou a comunicação “Fotografia não profissional, que filosofia?” e o diaporama “Elegia Fotográfica”, composição sobre quadras do poeta popular António Aleixo.

  • Possui trabalhos publicados em diversos jornais e revistas, encontrando-se, ainda, representado nas edições de 1982 e 1983, do Anuário Português da Fotografia. No ano passado (2007), foram publicados portfólios seus nas edições anuais das revistas “Alma Alentejana” e “Callipole”.
  • No domínio dos artigos académicos, ilustrou com trabalho fotográfico desenvolvido para o efeito os publicados na Revista Artis – Revista do Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa nº5, 2006 , bem como para o Forum Sociológico – Revista do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, nº 15/16 (II Série), 2006, pp.243-260 . Do mesmo modo, ilustrou fotograficamente as seguintes comunicações apresentadas no âmbito do FICYUrb – CIES/ISCTE, Lisboa, 11 e 12 de Junho de 2007: Entre o Movimento e o Estabilizado: o Paradigma da Rotunda, de Maria Teresa Bispo e A Arte como Discurso Urbano: Percepção, Leitura e Exegese , de Sílvia Câmara.
  • Entre os prémios recebidos, destacam-se o 2º Prémio de Fotografia da Sociedade de Língua Portuguesa, para o tema “Fotografia uma forma de linguagem” (1984) e o 1º Prémio de Fotografia no Concurso “Ser (E)Imigrante” (2005), patrocinado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, Caritas Diocesana, Instituto Português da Juventude e Alto Comissariado para as Minorias.
  • É, ainda, membro do Circulo Artístico e Cultural Artur Bual.
 
 

 

 

 




 



hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano