JOSÉ MANUEL DE CASTRO PINTO
JOSÉ DO TELHADO
Alguns traços biográficos (1)

O escritor Camilo Castelo Branco esteve preso na Cadeia da Relação do Porto, por ter sido acusado de adultério no seu caso de amor com Ana Plácido, e nessa cadeia conheceu José do Telhado, com o qual conviveu durante algum tempo. No livro Memórias do Cárcere, Camilo apresenta, em traços largos, uma biografia do José do Telhado, mas é preciso lê-la com reservas, porque contém muitas imprecisões. A primeira é apontar como ano do nascimento 1816, quando na realidade foi 1818, como se pode ver na respectiva certidão.

Aos 14 anos, José Teixeira pediu a seu tio, morador no lugar de Sobreira, freguesia de Caíde de Rei, no actual concelho de Lousada (2) , para ir para sua casa aprender com ele o ofício de castrador e tratador de animais. Encontram-se documentos onde o José do Telhado aparece com essa profissão de castrador ou, como então popularmente se dizia, capador. Também exercia, com maior ou menor frequência, a actividade de comprar e vender cavalos.

Cinco anos esteve José Teixeira com seu tio, viúvo, mas que tinha uma filha, Ana Lentina. Aconteceu então o que não será de admirar: os jovens apaixonaram-se. O tio não consentiu no casamento e o rapaz partiu para Lisboa, para a aventura da tropa, talvez em 1836 ou 1837.

Depois de várias revoltas militares onde o José do Telhado se viu obrigado a participar sob o comando de alguns generais, como Schwalback, barão de Setúbal, acabou por casar com a prima, a 3 de Fevereiro de 1845. Já teria falecido o pai dela?
Este casamento leva-nos a algumas considerações:

Temos registo do nascimento de quatro filhos do casal, nas datas seguintes:

Camilo fala às vezes em quatro filhos, outras em cinco, mas não apresenta nenhuns elementos concretos, nomes ou datas. Pensamos que terão sido só quatro filhos.

Passado pouco mais de um ano após o casamento, começa a Revolução da Maria da Fonte, e o José do Telhado participa activamente nela.

(1) A biografia do José do Telhado encontra-se, em pormenor, no outro livro que já publicámos sobre a sua vida: José do Telhado - O Robin dos Bosques português?
(2) Naquela época, sobreira, Caíde de Rei e Castelões de Recezinhos pertenciam todos ao concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, cuja sede era Vila Meã.