Comunicação extraordinária de Estela Guedes
&
Alexandra Escudeiro
aos colóquios

ROTAS DA NATUREZA



AS FICUS

Há várias espécies de Ficus no Jardim Botânico, algumas gigantes, como a do logotipo, em cima, cujas raízes ameaçam levantar o edifício central da antiga Escola Politécnica. É uma Ficus macrophylla, oriunda da Austrália, e foi adoptada pela Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste (Universidade de Lisboa). A nossa árvore preferida também é uma Ficus, figueira-dos-pagodes na nomenclatura vulgar, em baixo.

Nunca conseguimos uma boa foto da Ficus religosa. Essas foram tiradas em anos diferentes. Ela reflecte a luz e por isso parece um candelabro. É a árvore da iluminação. Sob uma Asvattha ou Árvore Bô, recebeu Buda a luz da sabedoria religiosa. As folhas são muito características, têm uma longa goteira por onde a água da chuva escorre. Pela forma que desenham, há quem pense que o arco manuelino se inspirou nela. No TriploV encontra um poema dedicado a Asvattha






MODUS OPERANDI
Nas três páginas seguintes, não clique na laranja antes de aparecer o filme em Javascript debaixo dela. Se ao fim de muito esperar não vir filme nenhum, está na hora de actualizar o seu pc ou software. Para passar à página ou grau de conhecimento seguinte, tem de fazer um esforço e sofrer um pouco. Vá tentando apanhar a jeito a laranja.