venda das raparigas . britiande . portugal . abertura: 2006
INICIAÇÂO DE MULHERES NO GRANDE ORIENTE DE FRANÇA

O G:.O:.D:.F:. (Grande Oriente de França), a grande Fraternidade Maçónica de referência da Maçonaria liberal e adogmática, passou (finalmente) a poder acolher mulheres nos quadros das suas Oficinas e a poder atribuir-lhes funções em regime de plena igualdade com os homens, segundo notícia da Agência France Press do dia 10 de Abril de 2010.

Eis uma notícia feliz, que traz com ela a esperança de que o Grande Oriente de França se torne modelo neste domínio, forçando a abrir as portas de outras  fraternidades maçónicas, ainda perseverantes numa recusa de admissão do elemento feminino que ofende as mulheres, ofende a democracia, contraria os próprios princípios maçónicos da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, e necessariamente faz recair sobre essas lojas o labéu de obscurantistas.

No caso português, esperamos que muito brevemente, no seio do G:.O:.L:. (Grande Oriente Lusitano), se possa ultrapassar o condicionalismo que ainda impõe a exclusão de mulheres dos quadros das suas lojas, deixando livres os maçons para se poderem organizar em lojas de três tipos (masculinas, femininas e mistas).

Cabe fazer referência à Maçonaria Florestal Carbonária, que de há muito vem dando esse civilizado exemplo, pelo menos no Brasil, em que existem lojas mistas. Aproveitemos por isso a oportunidade para mandar um triplo beijo a Anita Garibaldi, a mais graduada das Boas Primas brasileiras.

SC, MMC.'.