São Martinho do Porto

A.M. GALOPIM DE CARVALHO Começou a temporada das férias na praia, para quem pode, claro. Falemos hoje da pequena e interessante baía de São Martinho do Porto. Situada cerca de 20 km a WSW de Alcobaça, a actual baía de São Martinho do Porto é o que resta de uma reentrância do mar (a antiga …

Jules Morot

NICOLAU SAIÃO Caros/as confrades & amigos/as    Creio que todos, mais ou menos, conhecem o famoso caso passado com um condenado à morte que, levado ao cadafalso numa segunda-feira (como era tradicional no país para execuções capitais) exclama como que defendendo-se mediante o humor negro dum facto assaz penoso para ele: “Eis uma semana que …

Positivos e negativos

JOSÉ PASCOAL José Pascoal (Portugal, Torres Vedras, 1953). Poeta, publicou:  Sob Este Título, Editorial Minerva, Março de 2017. Antídotos, Editorial Minerva, Março de 2018. Excertos Incertos, Editorial Minerva, Maio de 2018, Ponto Infinito, Editorial Minerva, Setembro de 2018. Dirige o blog Gazeta de Poesia Inédita, em: https://gazetadepoesiainedita.blogs.sapo.pt/ POEMA IMPOLÍTICO   Não quero o que não tenho, Não faço o que não …

Rascunhos entre imagens e palavras | ironias, cómico e comédia

MARIA JOSÉ CAMECELHA Esta comunicação teve como ponto de partida uma curiosidade: a referência às  ‘Portas ‘inclusa na introdução que,  nos anos 30, Leslie Charteris  (1) fez  no seu conto  ‘Alta Finança’  in O Santo em Londres (2):  “Um dia, talvez um ficcionista literário com mais tempo para perder do que eu, escreva uma preciosa …

Da transa e dos trópicos

IGOR MOROSKI MACHADO (Brasil) Dito por Elisa Scarpa DAS CONJUNTURAS VAGANTES DO PLASMA LATINO AMERICANO   Queria ser uma assombração que vaga o rio de la plata, a fibra dos meus sonhos cobertas pelo limo [presença verde que se dispersa] meus amores recolhidos nas margens famintas de Buenos Aires à Montevidéu en la carretera y …

O medo provocador

FRANCISCO NUNES Para onde posso olhar ?!   Olho para a infinita linha do horizonte que me rodeia  sistematicamente  aparece   a qualquer momento   para também ela observar   os movimentos   e me fitar com o seu olhar oculto     que não está nos livros ou nos bens materiais  que existem por aí … …algures   a minha concentração é de tal forma fixa   …

Marroquinerias

MARIA ESTELA GUEDES Dir. Triplov QUEM SOU EU?   Se Dom Sebastião és tu Ela Nós Se Dom Sebastião sois vós ………………………………………….Os responsáveis …………………………….Os que devem tomar nas mãos o símbolo …………………………………………………………….E avançar pela …………………………………………………………….Tenebrosa névoa Então, antes de brandir como arma os ideais, É preciso perguntar:   – Quem és tu? – QUEM SOU …

Poetas azuis

PAULO BRITO E ABREU Portugal NOVA FALA DE SHAKESPEARE ENQUANTO CRIANÇA   ( avoco, para a Musa minha, o Ás de Paus ) «Ser génio quer dizer reproduzir-se igual a si próprio.» José de Almada Negreiros A Beleza eu idolatro, Dela eu sou aficionado, Na Beleza nos adamos, Mas no auto, e no teatro, Baralha …

Azuis marroquinos

MANUELA JARDIM OITAVO ENCONTRO TRIPLOV Convento de São Domingos, Lisboa, 25.05.2019

Pelo Sol da meia noite

MARIA AZENHA Sobre as tuas mãos hei de pôr Para a Noite Um anel de rosas brancas e estrelas de Orvalho   Hei de colocar sobre o teu corpo uma coroa de lírios E Um ramo azul de vento               florido pela lua   Sob os olhos verdes escuros      das laranjeiras Andarás comigo pelo sol da …